Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Pare de Fumar

Câncer de pulmão – mulheres são mais vulneráveis às substâncias cancerígenas dos cigarros 

No Brasil, o câncer de pulmão foi responsável por 14.715 óbitos em 2000, sendo o tipo de câncer que mais fez vítimas fatais.O câncer de pulmão é classificado em dois tipos principais: pequenas células e  não pequenas células (85% dos casos).

As mulheres parecem ser mais vulneráveis do que os homens às substâncias cancerígenas dos derivados do tabaco. “Nosso estudo sugere que as mulheres parecem ter uma maior vulnerabilidade aos carcinógenos do tabaco“, disse o Dr. Martin Frueh, autor principal de um estudo que foi apresentado no European Society for Medical Oncology.

No inicio do Século 20, o câncer de pulmão era raro em mulheres, mas desde a década de 60 tem alcançado proporções epidêmicas se tornando uma das principais causas de morte entre mulheres nos Estados Unidos.O Câncer de pulmão não é uma doença apenas masculina, as mulheres tendem a estar mais atentas a outros tipos de câncer, como o câncer de mama e ou útero.Muitos estudos sugerem que as mulheres são mais vulneráveis aos carcinógenos do tabaco que os homens.

No entanto, um estudo realizado  na Irlanda, acompanhou o resultado  de 640 pacientes que se submeteram a cirurgia para retirada de tumores de pulmão (não pequenas células) durante um período de 10 anos, 239 deste total eram mulheres.Os autores do estudo constataram que a sobrevida média após a cirurgia era de 2.1 anos para homens e 4.7 anos para as mulheres, denotando que estas costumam apresentar um melhor prognóstico.

Fonte:European Society for Medical Oncology.

 

Artigos relacionados