Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Alguns medicamentos podem acarretar ganho de peso
Destaques, Obesidade

Alguns medicamentos podem acarretar ganho de peso 

Vários medicamentos podem ter um efeito adverso no peso corporal por influenciarem, tanto na ingestão dos alimentos, quanto no gasto de calorias.

Nestes casos, medicamentos alternativos com menos impacto no ganho de peso devem ser considerados. Nenhum paciente deverá suspender ou substituir um medicamento de prescrição médica, sem a autorização deste profissional.

Alguns dos medicamentos associados ao ganho de peso são:

-Benzodiazepínicos (traquilizantes) como o diazepam, alprazolam, bromazepam, entre outros. São medicamentos usados no tratamento dos transtornos de ansiedade e do humor.

-Corticosteroides (derivados da cortisona) como a prednisona, prednisolona, entre outros. São medicamentos de ação antiinflamatória, usados em várias doenças crônicas como a artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, bronquite crônica grave, entre outras.

-Antipsicóticos como a clorpromazina, quetiapina, ziprasidona, olanzapina, entre outros. São medicamentos usados nos transtornos psicóticos ou como estabilizadores do humor.

-Antidepressivos como os tricíclicos (amitriptilina, imipramina, nortriptilina, entre outros), mirtazapina e trazodona. São medicamentos usados nos transtornos  do humor.

-Estabilizador do humor como carbolitium. Esse medicamento é usado no transtorno afetivo bipolar.

-Anticonvulsivantes como o valproato de sódio. Esse medicamento é usado no tratamento da epilepsia e como estabilizador do humor.

-Sulfonilureias como a glibenclamida, glipizida e gliclazida.São medicamentos usados no tratamento do diabete melito.

-Insulina usada no tratamento do diabete melito.

Fonte: Projeto Diretrizes.

“O Portal do Coração adverte: nunca incie, substitua ou suspenda uma medicação sem orientação médica”.

 

Artigos relacionados