Um estudo teve como objetivo avaliar os resultados de duas intervenções psicológicas para tratar os sintomas depressivos após a cirurgia de revascularização miocárdica (conhecida como cirurgia de ponte de safena). Estas intervenções foram comparadas aos cuidados habituais dispensados a estes pacientes, como o uso isolado de antidepressivos.
Os autores do estudo observaram importantes reduções nos sintomas depressivos em pacientes revascularizados que foram submetidos a estas intervenções psicológicas.
Cerca de 123 pacientes foram avaliados em 3, 6 e 9 meses após uma cirurgia cardíaca. Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington (Estados Unidos) utilizaram os critérios DSM-IV para o diagnóstico de depressão, e a escala de Hamilton para avaliar a gravidade dos sintomas depressivos.
Metade dos pacientes foram submetidos a um período de doze semanas de terapia cognitiva comportamental (TCC) ou terapia de suporte contra o estresse (TSCE). O restante dos pacientes tomaram apenas as medicações antidepressivas habituais.
A remissão dos sintomas de depressão aos 3 meses após a cirurgia ocorreu em uma proporção maior nos pacientes submetidos à TCC (71%) e à TSCE (57%), quando comparados aos pacientes submetidos aos cuidados habituais (33%).
Aos 9 meses de estudo as taxas de remissão dos sintomas depressivos foram de 73%, 57% e 35%, para a TCC, TSCE e cuidados habituais, respectivamente.
Os autores do estudo concluíram que tanto a TCC como a TSCE são eficazes para o tratamento da depressão após uma cirurgia de revascularização miocárdica em relação ao uso isolado de medicamentos. Os resultados da TCC foram superiores, quando comparados aos obtidos com a TSCE.
Fonte: Archives of General Psychiatry.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…