O câncer de intestino, também chamado de câncer colo-retal, que abrange o intestino grosso e o reto, atinge um enorme número de pessoas em todo o mundo.
Estimativas de incidência de câncer intestinal no Brasil para 2006, publicadas pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), apontam o câncer colo-retal como o quinto tumor maligno mais freqüente entre homens (com 11.390 casos novos) e quarto entre as mulheres (13.970 casos novos).
No Brasil, no ano de 2008, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou 13 casos novos a cada 100 mil homens e 15 para cada 100 mil mulheres. Em cerca de 90% dos casos, ele ocorre após os 50 anos, aumentando progressivamente sua incidência principalmente após os 60 anos e atingindo seu pico aos 75 anos de idade.
Estudos têm revelado alguns fatores responsáveis pelo seu aparecimento, como dieta rica em gordura animal e pobre em frutas e vegetais. A minoria dos casos (10%) está relacionada com doenças familiares hereditárias transmitidas geneticamente.Uma recente revisão de 52 estudos, sugere que a prática regular de atividades físicas pode diminuir o risco relativo do câncer intestinal em 24%.
A associação entre a prática regular de atividades físicas e um menor risco de câncer de intestino já é bem conhecida, mas uma estimativa desta associação não havia sido realizada até a presente pesquisa.O estudo mostra o efeito positivo de atividades físicas na prevenção do câncer de cólon. Levou-se em consideração atividades físicas diversas como trabalhos domésticos, trabalhos manuais, caminhadas ou idas à academia de ginástica.
Fonte: British Journal of Cancer.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…