Comer regularmente peixes não-fritos pode ajudar os idosos a preservar a memória e prevenir derrames, segundo estudo publicado na revista científica “Neurology”. Avaliando os hábitos alimentares e as imagens de ressonância magnética do cérebro de 3,6 mil pessoas com 65 anos ou mais, cientistas finlandeses descobriram que aqueles que comiam, pelo menos três vezes por semana, peixes ricos em ômega-3, como atum e salmão, assados ou grelhados tinham 26% menor risco de lesões silenciosas no cérebro.
Segundo os autores, essas lesões podem levar ao declínio cognitivo e ao derrame vascular. Mesmo aqueles que comiam apenas uma porção semanal, apresentavam benefícios : 13% menor risco, comparados com aqueles que não comiam peixes, ou que os consumiam fritos.
Fonte: http://blogboasaude.zip.net ( 2008 ).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…