A insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva é uma condição grave, na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo organismo.
As manifestações clínicas da insuficiência cardíaca são a fadiga, falta de ar e diminuição da tolerância aos esforços. A prática regular de exercícios físicos acarreta efeitos benéficos para a saúde dos portadores de insuficiência cardíaca.
Em pacientes com insuficiência cardíaca estável, os exercícios físicos podem aliviar sintomas, melhorar a capacidade aos esforços e a qualidade de vida, assim como diminuir o risco de hospitalizações e em algum grau, o risco de morte. Portadores de insuficiência cardíaca descontrolada devem evitar temporariamente a prática de exercícios físicos.
A prática regular de exercícios físicos acarreta adaptações positivas dos pulmões, sistema cardiovascular e músculo-esquelético, aumentando a liberação de oxigênio para os tecidos e a produção de energia.
Benefícios dos exercícios físicos em portadores de insuficiência cardíaca:
-Redução do tônus simpático e aumento do tônus parassimpático. A diminuição da liberação de adrenalina é benéfica, pois este neuro-hormônio está ativado nos casos de insuficiência cardíaca.
-Efeito dilatador dos vasos sanguíneos, diminuição da resistência vascular e uma conseqüente melhora da capacidade de contração cardíaca.
-Efeitos antiinflamatórios.
-Aumento do consumo de oxigênio pelos músculos e uma redução dos níveis de ácido lático.
-Melhora da capacidade de contração do coração, incremento da freqüência cardíaca máxima e da pressão arterial sistólica .
Treinos envolvendo exercícios aeróbicos (como caminhar ou pedalar) e de resistência (como musculação leve à moderada), constituem o melhor esquema de exercícios físicos para tais pacientes.
Fonte: Nature Reviews Cardiology.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…