Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Nutrição

Gorduras ou ácidos graxos ômega 3 

As gorduras ou ácidos graxos insaturados , são classificados em duas categorias principais: polinsaturados representados pelas séries ômega-6 ( linoléico e araquidônico) e ômega-3 (alfalinolênico, eicosapentaenóico-EPA e docosahexaenóico-DHA) e os monoinsaturados representados pela série ômega-9 (oléico). O ácido linoléico é essencial e o precursor dos demais ácidos graxos polinsaturados da série ômega-6 , cujas fontes alimentares são os óleos vegetais de soja, milho, e girassol. A substituição  dos ácidos graxos saturados por ácidos graxos polinsaturados reduz o colesteroltotal e o LDL-C ( colesterol ruim ) .

Os ácidos graxos polinsaturados possuem o inconveniente de induzir maior oxidação lipídica e diminuir o HDL-C ( colesterol bom ) quando utilizados em grande quantidade. Os ácidos graxos ômega-3 (linolênico, EPA e DHA) são encontrados respectivamente nos vegetais (soja, canola e linhaça) e em peixes de águas frias (cavala, sardinha, salmão e arenque).

Promovem redução dos triglicérides , podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares, como redução da viscosidade do sangue, maior relaxamento do endotélio ( camada interna de revestimento das artérias ) e também efeitos antiarrítmicos.Os ácidos graxos ômega 3 são recomendados como estratégia alimentar para redução de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos monoinsaturados (oléico) exercem o mesmo efeito sobre a colesterolemia, sem no entanto, diminuir o HDL-C e provocar oxidação lipídica. Suas principais fontes dietéticas são o óleo de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes e amêndoas ) .

Em cardiologia , suplementos a base de ômega 3 são utilizados para diminuição dos níveis de triglicerídeos e para pacientes de prevenção secunsária , ou seja , que já sofreram um infarto do miocárdio prévio. 

Fonte:IV Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclesrose da Sociedade Brasileira de Cradiologia ( 2007 ).

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados