O tabagismo é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, doenças pulmonares e inúmeros tipos de câncer.
As políticas implementadas no Brasil propiciaram uma redução significativa da prevalência do tabagismo entre adultos nos últimos 25 anos. Neste período, a percentagem de fumantes diminuiu de 29% para 12% entre os homens e de 19% para 8% entre as mulheres.
Muitas pessoas acreditam que fumar poucos cigarros por dia implica em um baixo risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, no entanto, uma recente meta-análise (análise conjunta do resultado de vários estudos) demonstrou o contrário.
Os pesquisadores observaram que fumar um único cigarro por dia representa 46% do excesso de risco de doença arterial coronariana em homens e 31% do risco em mulheres. Em relação ao acidente vascular cerebral (derrame cerebral), o excesso de risco associado a apenas um cigarro por dia foi de 41% para homens e de 34% para mulheres.
“Houve uma grande mudança no padrão do tabagismo de muitas pessoas nos últimos anos. Indivíduos que fumavam de 10 ou 20 cigarros ao dia passaram a fumar um ou poucos cigarros, com a crença que isso seria algo aceitável, no entanto, nesse contexto, o risco cardiovascular ainda é significativo”, disse o autor principal da meta-análise, o Dr. Allan Hackshaw (University College London, Reino Unido).
Em relação ao tabagismo, a atitude desejável é a cessação completa desse hábito. Também é muito importante evitar o contato com outras pessoas que fumam (tabagismo passivo).
Fonte: British Medical Journal.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…