Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Cardiologia Preventiva, Destaques

No Brasil, o consumo de sal é exagerado, diz estudo 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) estimou a quantidade diária de sódio (sal) consumida pela população brasileira.

Segundo o estudo, o consumo de sódio no  Brasil excede largamente a recomendação máxima para esse nutriente em todas as regiões brasileiras e em todas as classes de sociais.

O sal de cozinha é responsável por 70% deste consumo diário. Sabemos que 500mg de sódio/dia (obtidos em um único pão francês, por exemplo) já são  suficientes para garantir as necessidades metabólicas diárias de cada indivíduo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cada pessoa deve consumir até 2g de sódio por dia (equivalente a cerca de 5 gramas de sal de cozinha). Mas o excesso de sódio é verificado nos produtos industrializados, que são cada vez mais consumidos pela população. O sódio ajuda a conservar os alimentos, aumentando o seu prazo de validade.

O grupo da USP analisou quase 100 mil registros de compra de alimentos, com base em dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada no país  entre julho de 2002 e junho de 2003. O cálculo da quantidade de sódio média consumida por dia, foi feito tendo como base uma dieta alimentar de 2.000 kcal.

Um dos autores do estudo afirma que “para o país como um todo, a quantidade de sódio disponível para consumo foi de 4,5 gramas por pessoa por dia (quase 10 gramas de sal), portanto mais de duas vezes  superior ao limite máximo de consumo de 2 gramas. Em nenhuma região brasileira a disponibilidade domiciliar de sódio  foi inferior a 4 gramas.

Fonte:Revista Brasileira de Saúde Pública(2008).

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados