Existem provas convincentes que uma elevada ingestão de cereais, frutas e legumes pode reduzir o risco de doença arterial coronariana (formação de placas de gordura nas artérias do coração). Um estudo realizado na Finlândia demonstrou um efeito benéfico do consumo de cereais, frutas e verduras, também sobre o risco de acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como derrame cerebral.
Entre 1985 e 1988, 26.556 homens finlandeses e fumantes, com idades entre 50-69 anos e que não tinham histórico prévio de derrame cerebral, preencheram um questionário sobre os seus hábitos alimentares. Durante um acompanhamento médio de 13,6 anos, mais de 3.000 novos casos de derrame cerebral foram apurados. A maioria dos casos eram do tipo isquêmico.
Após o ajuste para outros fatores de risco cardiovascular, o consumo de fibra vegetal, bem com o consumo de frutas, verduras e cereais, foi inversamente associado com o risco de derrame cerebral.
Entre os homens que situavam-se na maior faixa de ingestão destes alimentos, quando comparados com aqueles situados na menor faixa de ingestão, observou-se uma redução do risco relativo de derrame cerebral em 18% com a ingestão de frutas, 25% para os legumes e 13% para os cereais.
O consumo de vegetais reduziu o risco relativo de hemorragia intracerebral em cerca de 38%. Estes achados sugerem um efeito benéfico do consumo de frutas, verduras e cereais sobre o risco de derrame cerebral.
Fonte: European Journal of Clinical Nutrition.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…