O melão é uma fruta muito consumida pelos brasileiros, principalmente nas regiões de clima mais quente. É uma fruta refrescante, rica em água, vitaminas e minerais. As suas propriedades nutritivas ajudam a proteger os ossos, dentes e sangue, além de fortalecer o sistema imunológico e a pele.
Um estudo recente sugere que uma enzima encontrada em melões, chamada de superóxido dismutase, pode ajudar a prevenir o estresse e a fadiga. Esta enzima caracteriza-se por ter propriedades antioxidantes benéficas que evitam os danos aos tecidos do corpo. Este estudo foi realizado com 70 voluntários saudáveis, com idade de 30 até 55 anos, que apresentavam sintomas de estresse e fadiga diária.
Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos. Um grupo tomou um suplemento dietético baseado em suco concentrado de melão (correspondente a 140 UI de superóxido dismutase) e o outro grupo tomou placebo, ambos uma vez ao dia, durante quatro semanas.
Os pesquisadores descobriram um forte efeito placebo em 35 voluntários que receberam as cápsulas preenchidas com amido. No entanto, este efeito foi observado apenas nos primeiros sete dias do estudo. Em contraste, os efeitos positivos sobre o estresse e a fadiga relatados no grupo dos 35 voluntários que tomaram o suplemento de suco concentrado de melão, foram maiores e mais duradouros. Com o uso do melão concentrado os pesquisadores observaram um aumento da concentração, redução do cansaço e da irritabilidade, além disso, houve uma melhora dos problemas relacionados ao sono.
Fonte: Journal Nutrition.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…