Nos finais de semana é comum que ocorram mudanças em nossa rotina. Por isso, é importante saber se controlar para evitar exageros e acertar na escolha dos alimentos diante de tantas tentações.
Algumas dicas para ajudar a controlar a alimentação no seu final de semana
Se estiver controlando o peso, e tiver cuidado da alimentação a semana toda, pode fazer duas refeições livres e prestar bastante atenção às outras,senão na segunda feira terá engordado tudo de novo.
Café da manhã na padaria:
Prefira sempre os sucos de frutas naturais sem açúcar. Se optar por um sanduíche, escolha recheios magros como queijo fresco e peito de peru. Se a opção for o delicioso pão na chapa, peça para tirar o miolo e, ao invés de manteiga, colocar requeijão. Também são boas opções iogurte desnatado, frutas com cereais e média com leite desnatado. Prefira os bolos simples, sem recheio e tome cuidado com o tamanho das porções.
Almoço:
Nos rodízios, perdemos a noção da quantidade de alimentos que está sendo ingerida. Caso seja essa a sua opção, tente parar de comer quando estiver satisfeito. Não precisa comer tudo só porque você está pagando.
Se escolher um restaurante de massas, saiba que as opções de massas menos calóricas são as sem recheio, com molho de tomate ou bolonhesa. Molhos mais elaborados como o branco, quatro queijos, são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Modere no parmesão.
Jantar:
Na pizzaria, nada de comer só o recheio para comer maior quantidade. Escolha o sabor que preferir, e coma dois pedaços. Se continuar com fome, ao chegar em casa, complemente com uma fruta.
Sobremesas:
Opte sempre por frutas, caso já tenha feito uma refeição muito calórica. Se tiver vontade de comer um doce, escolha apenas uma opção uma vez no fim de semana, e evite comer doce após cada refeição. Ainda, se gosta de um taça de vinho ou um chopp, não coma doce nesta refeição.
Aproveite o final de semana também para praticar atividades de lazer que vão te ajudar balancear um pouco das calorias consumidas.
Autora: nutricionista Monica Beyruti.
Fonte: ABESO.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…