Os benefícios de uma boa aptidão física sobre a saúde cardiovascular são inquestionáveis. No entanto, o impacto da aptidão física sobre a incidência de fibrilação atrial (arritmia cardíaca) e acidente vascular cerebral (derrame cerebral) não são plenamente conhecidos. Um estudo norte-americano estudou essa relação.
A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca originadas nos átrios (câmaras cardíacas superiores e menores do coração), e que podem ser de ocorrência aguda ou de longa duração.
A formação de coágulos sanguíneos (trombos) dentro dos átrios é uma complicação dessa arritmia, principalmente nos casos de fibrilação atrial com mais de 48 horas de duração. A liberação desses coágulos de dentro do coração (embolização), em direção ao cérebro, poderá ocasionar um derrame cerebral.
Pesquisadores norte-americanos avaliaram cerca de 14.000 pacientes submetidos ao teste de esforço na Clínica Mayo (Rochester, Estados Unidos) entre 1993 e 2010. Todos os pacientes não tinham histórico de fibrilação atrial, e foram classificados em 4 grupos conforme sua aptidão física. Esses indivíduos foram acompanhados por aproximadamente 14 anos.
Durante o seguimento, 1.222 desenvolveram fibrilação atrial, 1.128 derrame cerebral e 1.590 faleceram. Para cada 10% de incremento da aptidão física avaliada através do teste de esforço, houve uma redução do risco de fibrilação atrial, derrame cerebral e morte da ordem de 7%, 8%, e 16%, respectivamente.
Os autores ainda observaram que mesmo naqueles que pacientes que desenvolveram fibrilação atrial, mas que tinham uma aptidão física elevada, apresentaram certa proteção contra o derrame cerebral e morte.
Fonte: American Journal of Cardiology.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…