Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Quais são os efeitos indesejáveis dos esteroides anabolizantes sobre o sistema cardiovascular?
Cardiologia do Esporte

Quais são os efeitos indesejáveis dos esteroides anabolizantes sobre o sistema cardiovascular? 

O uso de esteroides anabolizantes (EA) causa diversos efeitos colaterais, incluindo efeitos cardiovasculares indesejáveis. Essas substâncias são frequentemente utilizadas com objetivos estéticos, como ganho de massa muscular, mas também para aumentar a performance durante a prática esportiva.

Os EA podem causar hipertensão arterial, pois a testosterona pode acarretar estreitamento dos vasos sanguíneos e retenção de líquidos, levando ao aumento da pressão arterial.

Outro efetivo negativo é o aumento da massa muscular do coração sem que haja aumento proporcional da sua irrigação sanguínea, causando desequilíbrio entre a oferta e demande de sangue para o músculo cardíaco.

O funcionamento do sistema nervoso autônomo, que ajuda no controle das variações dos batimentos cardíacos e pressão arterial, também poderá ser afetado negativamente pelo uso dos EA.

Por último, estudos demonstram que essas substâncias são capazes de diminuir o intervalo QT do eletrocardiograma, achado que predispõe a alterações do ritmo cardíaco (arritmias cardíacas).

Todos esses efeitos negativos aumentam o risco de complicações cardiovasculares, morte súbita e morte prematura.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM PR 13700 – Cardiologista em Curitiba.

Artigos relacionados