Benefícios do café
O café contém cafeína, um estimulante capaz de melhorar seu humor, concentração, desempenho físico, e até ajudar na perda de peso.
É uma excelente fonte de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes capazes de combater radicais livres e proteger as células do nosso organismo.
Estudos sugerem que a bebida possa ajudar na prevenção do diabetes, mal de Parkinson e doença de Alzheimer, além de diminuir o risco de morte por doenças cardíacas, neurológicas e suicídio.
O café e o coração
O café pode aumentar transitoriamente a pressão arterial, no entanto, esse efeito não costuma ser relevante quando sua ingestão não é excessiva.
O café não coado pode aumentar os níveis de LDL colesterol (low density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade), conhecido como “colesterol ruim”, que é responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias, chamadas de ateromas.
Pessoas mais sensíveis à cafeina podem apresentar arritmias, palpitações (percepção anormal dos batimentos cardíacos), nervosismo e insônia, mesmo quando ingerem pequenas quantias de café.
Estudos sugerem que a bebida possa diminuir o risco de ataques cardíacos, principalmente em mulheres.
Importante
A maioria dos estudos foram realizados avaliando 3 a 5 xícaras de café ao dia (250 até 400 mg de cafeína). Portanto, essa parece ser uma quantidade segura e saudável da bebida. Quantidades superiores a essas podem não ser seguras para alguns pacientes.
Pessoas sensíveis à cafeina podem ter que evitar o café, mesmo em quantidades menores.
A adição de grandes quantidades de açúcar ou creme, por exemplo, mudam as características nutricionais da bebida, podendo acarretar malefícios à saúde.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM/PR 13700 – Cardiologista de Curitiba.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…