O Prospective Urban Rural Epidemiology (PURE) é um grande estudo internacional que avaliou os hábitos alimentares de 134.297 indivíduos em 21 países de baixa, média e alta renda.
Esse estudo gerou várias publicações sobre hábitos alimentares e risco de morte e doenças cardiovasculares. Uma nova publicação do estudo PURE na revista The American Journal of Clinical Nutrition em 2021, revelou importantes informações a respeito da associação do consumo de carnes, alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol, e o risco de morte e doenças cardiovasculares.
Após 9,5 anos de acompanhamento dos participantes do estudo, o maior consumo de carne vermelha (250 gramas ou mais por semana versus menos de 50 gramas por semana), não foi significativamente associado a risco de morte ou doença cardiovascular. O mesmo foi observado em relação ao consumo de aves. No entanto, a ingestão de carne processada (150 gramas ou mais por semana versus nenhum consumo semanal) foi associada a maior risco de morte e doença cardiovascular.
Nesse grande estudo internacional, realizados em vários países de baixa, média e alta renda, os autores não encontraram associação significativa entre o consumo de carne vermelha e aves com mortalidade ou doença cardiovascular.
Por outro lado, com o consumo de carne processada (bacon, presunto, mortadela, salsicha, linguiça, hambúrguer, etc.) essa associação foi claramente positiva.
Autor: Dr Tufi Dippe Jr. CRM/PR 13700 – Cardiologista em Curitiba.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…