Consiste em um balão de silicone com válvula lisa, radiopaca e cateter de introdução, que será preenchido com solução salina e azul de metileno estéreis (400 a 700ml). É um dispositivo seguro e eficaz para redução de peso. Projetado para proporcionar uma sensação de saciedade precoce, que resulta em menor ingestão de alimentos e facilita o aprendizado de novas rotinas de alimentação.
Indicações
Indicado para pessoas que fracassaram com outros métodos, como dieta, exercícios físicos e utilização de medicamentos. O balão intragástrico está indicado para pessoas, homens e mulheres, que necessitem perder mais de 10 quilos. Também está indicado para aqueles pacientes que fracassaram com outras dietas, já que o balão intragástrico não permite excessos, devido ao fato de que durante o tratamento o estômago não os tolera, “obrigando” o paciente a comer moderadamente.
Como é colocado o balão intragástrico?
O processo consiste em introduzir no estômago, um globo de silicone via endoscópica. O médico endoscopista leva o globo vazio até ao estômago posteriormente, o globo é cheio com soro fisiológico até alcançar um volume suficiente para que produza um estado de saciedade permanente.
É um processo rápido que dura cerca de 20 minutos, para além de que sua retirada depois dos seis meses se igualmente simples. O globo permanece alojado no estômago durante seis meses nos quais o paciente leva uma vida absolutamente normal.
Como funciona o balão intragástrico?
Após a colocação do balão intragástrico, o individuo ao comer ficará saciado com a ingestão de uma quantidade menor de alimentos. Este é o sucesso deste tratamento, já que ao estar saciado, reduz-se a ingestão de alimentos, e ao reduzir a ingestão se reduzem os quilos que sobram, prejudicando a saúde do paciente. O balão intragástrico pode proporcionar uma redução de até 20% do peso corporal.
O paciente recebe um apoio médico e técnico que lhe estimula e ajuda, vigiando sua alimentação diária para que sua dieta seja rica e sem carências. O maior esforço da equipe médica está dirigido para a educação nutricional do paciente para conseguir do que este modifique seus hábitos nutricionais melhorando sua saúde e sua qualidade de vida.
Vantagens
– Sem internação.
– Sem afastar-se das atividades normais do cotidiano.
– Com ótimos resultados para uma perda de peso mais rápida.
– Não há restrições para atividades físicas.
– O paciente deverá ser acompanhado por uma nutricionista, para orientação nutricional.
Fonte: obesogastro.com.br
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…