O Helicobacter pylori, mais conhecido por H.pylori, é uma bactéria que vive no aparelho digestivo (estômago e duodeno), sendo responsável pela infecção bacteriana crônica mais comum em seres humanos. O H.pylori pode causar gastrite, duodenite, úlcera do estômago e duodeno, câncer e linfoma do estômago.
Um estudo realizado por pesquisadores da Coréia do Sul avaliou a associação entre infecção pelo H.pylori e aterosclerose coronariana subclínica, ou seja, aquela sem manifestações clínicas, como a angina do peito ou infarto do miocárdio.
A aterosclerose coronariana caracteriza-se pela formação de placas de gordura (ateromas) na parede das artérias do coração, sendo a principal causa da angina do peito e infarto do miocárdio.
No período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2014, 463 indivíduos foram submetidos à pesquisa do H.pylori (sua presença era confirmada por biópsia após uma endoscopia) e a realização de angiotomografia das artérias do coração, durante um check-up. Nesse estudo a aterosclerose coronariana foi considerada significativa quando determinava obstruções de 50% ou mais do diâmetro de uma ou mais artérias do coração.
A incidência de obstrução coronariana significativa foi estatisticamente maior no grupo de indivíduos portadores do H.pylori, quando comparados aos indivíduos que não eram portadores dessa bactéria (7,6% versus 2,9%, respectivamente).
Os autores do estudo concluíram que, em uma população sem manifestações de aterosclerose coronariana, a infecção pelo H . pylori associou-se à obstrução coronariana significativa avaliada pela angiotomografia. A relação causal entre a infecção pelo H.pylori e aterosclerose precisa ser melhor investigada em estudos futuros.
Fonte: Plos One.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…