A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país.
A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua prevalência é ainda maior entre os indivíduos obesos. A perda de peso é uma medida importante para o controle da HA, bem como, a cirurgia bariátrica é a estratégia mais efetiva para perda e manutenção do peso.
Estima-se que para cada 1 kg de peso eliminado, ocorra uma redução de 1 mmHg da pressão arterial sistólica (pressão arterial máxima).
Pesquisadores do estudo ENGAGE CVD, o qual avaliou o impacto da cirurgia bariátrica nas doenças cardiovasculares, compararam a eficácia da gastrectomia vertical (GV) e do bypass gástrico em Y de Roux (BP), duas técnicas de cirurgia bariátrica, para remissão e recidiva (retorno da HA após normalização da pressão arterial) em obesos com antecedentes de HA.
A remissão e recidiva da HA foram avaliadas em cada ano de acompanhamento, começando com 30 dias, e terminando em 5 anos após a cirurgia bariátrica. A população do estudo incluiu 4.964 pacientes obesos com antecedentes de HA.
Em 1 ano, 27% dos pacientes com BP e 28% dos pacientes com GV alcançaram remissão da HA. Após 5 anos, sem levar em conta a recidiva, 42% dos pacientes com BP e 43% dos pacientes com GV experimentaram remissão da HA.
Após contabilizar as recidivas, apenas 17% dos pacientes com BP e 18% dos pacientes com GV permaneceram efetivamente em remissão da HA cerca de 5 anos após a cirurgia.
Não houve diferenças estatisticamente significativas entre as duas técinicas de cirurgia em relação à remissão definitiva da HA.
Embora o peso seja um importante fator na gênese da HA, outros fatores, como o avanço da idade, alimentação, estresse e genética, podem influenciar nos níveis de pressão arterial.
Fonte: Hypertension.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…