O termo polipílula , tem sido aplicado a uma única pílula que contém vários medicamentos , que são usados atualmente para a prevenção de complicações cardiovasculares , como o infarto do miocárdio , morte de origem cardíaca e o derrame cerebral . A polipílula , seria composta pela associação de uma droga redutora de colesterol ( vastatina ) , uma ou mais medicações para redução da pressão arterial e ainda , o ácido acetil salicílico em dose baixa ( popularmente conhecido como aspirina infantil), medicamento usado para diminuir a agregação das plaquetas no sangue e a formação de coágulos.
O conceito da polipílula , baseia-se no fato que a utilização associada desses medicamentos , para pacientes considerados de maior risco , diminuiria teoricamente em 80% ou mais , a chance das complicações cardiovasculares citadas acima. Pessoas com mais de 55 anos , portadores de doenças cardiovasculares de qualquer idade e diabéticos com mais de 35 anos , seriam os candidatos teóricos ao uso da polipílula. A polipílula foi um assunto de destaque , no congresso mundial de cardiologia , em Buenos Aires ( 2008 ).
Essa associação de medicamentos , poderia facilitar a aderência ao uso dessas drogas , comprovadamente efetivas na prevenção de complicações cardiovasculares nesse grupo de pacientes , permitindo ainda , que estes pacientes passassem a ter variáveis biológicas , como a pressão arterial e os níveis de colesterol , numa faixa de valor consideravelmente menor , observada em pacientes mais jovens. Estudos iniciais estão em andamento no sentido de garantir a eficácia real da polipílula , inclusive , se essa associação de medicamentos em uma única pílula, proporcionaria os mesmos benefícios desses medicamentos administrados em conjunto , mas de uma forma individual.
No momento atual , a polipílula é uma idéia muita atrativa , baseada em premissas teóricas interessantes , mas que ainda carecem de uma comprovação definitiva quanto a sua eficácia e segurança ao longo prazo. Grandes estudos , envolvendo milhares de pacientes tomando a polipílula , deverão definir no futuro o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…