Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/9/db/28/portaldocoracao4/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/general.php on line 1275

Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

O que é o “coração de atleta”?
Fitness

O que é o “coração de atleta”? 

As alterações cardiovasculares observadas em atletas, também conhecidas como “coração de atleta”, são fenômenos fisiológicos adaptativos que ocorrem em resposta ao treinamento físico intenso e regular.

Essas adaptações são geralmente consideradas normais, entanto, podem simular doenças cardíacas que podem restringir a prática de exercícios competitivos. Sendo assim, a diferenciação do “coração de atleta” de doenças cardíacas é fundamental.

Em primeiro lugar, o “coração de atleta” pode apresentar um aumento no tamanho das cavidades cardíacas, incluindo o átrio e o ventrículo esquerdo, o que permite um maior volume de sangue a ser bombeado a cada batimento cardíaco.

Além disso, a espessura das paredes do coração, especialmente do ventrículo esquerdo, pode aumentar em atletas devido ao treinamento físico regular. Essa hipertrofia ventricular é uma adaptação natural que fortalece o músculo cardíaco, permitindo uma contração mais eficiente durante o exercício físico.

Outra alteração comum é o aumento da capacidade do coração para bombear sangue, o que se reflete em um débito cardíaco aumentado durante a atividade física.

As adaptações do “coração de atleta” também podem incluir mudanças na função elétrica do coração, como a bradicardia sinusal, onde a frequência cardíaca em repouso é reduzida. Isso ocorre como uma resposta natural ao treinamento físico regular, e é considerado um achado benigno em atletas bem condicionados.

Outros aspecto é que as mudanças observadas no “coração de atleta” guardam relação com o tipo de atividade física que é realizada: aeróbica, resistida ou associação de ambas modalidades.

É fundamental a diferenciação dessas adaptações normais do “coração de atleta” de condições patológicas, como a cardiomiopatia hipertrófica, que também pode resultar em espessamento das paredes do coração, mas são associadas a um maior risco cardiovascular.

Portanto, é crucial que atletas passem por avaliações médicas regulares para monitorar sua saúde cardiovascular e garantir uma prática esportiva segura.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM PR 13700.

Artigos relacionados