A monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) é o registro da pressão arterial realizado pelo próprio paciente ou por outra pessoa treinada, durante cinco a sete dias da semana.
As medidas da pressão arterial são feitas pela manhã e no final da tarde, no domicílio ou no trabalho do paciente. A MRPA deverá ser realizada utilizando um aparelho automático validado, ou seja, que registra os valores da pressão arterial de forma precisa apenas acionando um botão, pois foi previamente testado por entidades que tratam especificamente deste assunto.
Orientações antes do exame
– Realizar as medidas em ambiente tranquilo, com temperatura agradável, sem estar de bexiga cheia, ser ter feito exercícios físicos há 60 minutos, sem ter ingerido álcool, café, alimentos ou fumado até 30 minutos antes. O paciente deverá estar em repouso de pelo menos 5 minutos antes do início das medidas. Não se deve falar durante as medidas.
– Realizar 3 medidas antes da tomada dos medicamentos (caso faça uso de medicação) ou antes do desjejum (naqueles que não usam medicação pela manhã) e mais 3 medidas antes do jantar ou duas horas após, totalizando 6 medidas da pressão arterial ao dia.
– Realizar a medida na posição sentada, com as costas apoiadas e as pernas descruzadas, com intervalo entre as medidas de um minuto. As medidas deverão ser realizadas nos dias e horários determinados, sem alterar a rotina do indivíduo.
– Utilizar sempre o mesmo braço definido no dia das instruções, apoiado na altura do coração, com a palma da mão voltada para cima e sem movimentação durante as medidas. – Colocar o manguito (bolsa de borracha) no braço livre de roupas.
– Não usar o aparelho para realizar medidas em outras pessoas que não aquela que está fazendo o exame. Não modificar o esquema de medicação baseado nas medidas realizadas durante a realização da MRPA.
Como é feita?
A MRPA é realizada em 5 ou até 7 dias. O aparelho de MRPA permite o registro das pressões em cada etapa do exame. Esses registros depois serão impressos e analisados pelo médico responsável pelo exame.
-Segunda-feira: instruções e entrega do aparelho. Realiza-se registros de pressão arterial na clínica ou consultório para avaliar a reação de alarme. Estas medidas permitirão uma comparação destes registros com as medidas em casa e no trabalho.
-Terça-feira: primeiro dia de medidas. Valores fora da média geral da pressão arterial posteriormente serão excluídos.
-Quarta à sexta-feira: continuam os registros da pressão arterial. Os valores destes 3 dias é que serão usados para o cálculo da média da pressão arterial para a análise final da MRPA. Na sexta-feira será realizada a entrega o aparelho de MRPA.
Indicações
As indicações da MRPA são: identificação e acompanhamento da hipertensão arterial do avental branco ou de consultório (hipertensão apenas no ambiente médico); identificação do efeito de avental branco (reação de alarme que eleva a pressão no consultório ou clínica); identificação da hipertensão arterial mascarada (pressão arterial normal no consultório ou na clínica, mas elevada fora destes ambientes), e, por último, para avaliação do tratamento anti-hipertensivo.
Arritmias cardíacas, dificuldade para manusear o aparelho e/ou realizar o protocolo de medidas são fatores que limitam a realização do exame.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…