Angina do peito instável*

0
55

A  angina do peito  ou  angina pectoris, é uma dor ou desconforto transitório  localizado na região anterior do tórax,  sentido como  uma sensação de pressão , aperto  ou queimação.A angina do peito  poderá ser chamada de estável, instável ou variante. Na  angina do peito instável, o desconforto passa a ter uma maior  freqüência , intensidade ou duração, muitas vezes, aparecendo ao repouso.A angina do peito instável é uma emergência médica, pois poderá evoluir no curto prazo, para um infarto do miocárdio ou até a morte  .

A angina de peito instável ocorre quando o músculo cardíaco (miocárdio),  não recebe uma quantidade  suficiente de sangue e oxigênio. Este processo é chamado de isquemia miocárdica ou isquemia coronariana , pois relaciona-se com as artérias coronárias.A principal causa  da angina do peito instável  é  a doença arterial coronariana, ou seja, a presença de placas de gordura (ateromas)  na parede das artérias do coração. A  angina do peito instável costuma aparecer após uma complicação em uma placa de gordura , chamada de ateroma. Chamamos este quadro de "acidente da placa de ateroma", ou seja, esta placa sofre uma ulceração ou hemorragia, levando a formação de um trombo (coágulo) no local , fato que restringe o fluxo de sangue, agudamente, nessa área do coração.

Algumas vezes, pacientes portadores de angina do peito estável, passam a ter uma piora dos sintomas, não por uma complicação da placa de ateroma, mas sim, por um aumento das necessidades ou diminuição da oferta de oxigênio para o músculo cardíaco por causas não-cardíacas (exemplos:  uma infecção ou uma anemia intensa, respectivamente). Esse quadro é chamado de angina instável secundária (a uma doença não-cardíaca). 

A angina do peito instável deverá ser suspeitada nas seguintes situações clínicas:

– Quando há uma piora dos sintomas prévios de uma angina estável crônica (a dor passa a ser mais freqüente ou duradoura).

– Quando os sintomas de angina do peito são de começo recente.

– Quando a  angina do peito ocorre mesmo ao repouso. 

– Quando as crises de angina do peito surgem após um quadro de infarto do miocárdio.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here