Baixos níveis de testosterona associam-se à depressão em homens idosos

0
77

Homens idosos com níveis mais baixos de testosterona livre em seu sangue , aparentam ter uma prevalência maior de depressão. A depressão afeta entre 2 e 5% da população em qualquer estágio da vida e as mulheres têm maiores chances de terem depressão do que os homens até a idade de 65 anos, quando diferenças sexuais quase desaparecem.Vários estudos sugeriram que hormônios sexuais podem ser responsáveis por esse fenômeno.

Osvaldo P. Almeida, M.D., Ph.D., da University of Western Austrália , Perth e, colegas estudaram 3.987 homens com idades entre 71 e 89 anos. Entre 2001 e 2004, os homens preencheram um questionário relatando informações demográficas e histórico de saúde. Eles passaram por testes para depressão e dificuldades cognitivas (pensamento, aprendizado e memória), e informações sobre condições de saúde física foram obtidas de uma pesquisa de curta duração e de um banco de dados australiano sobre a saúde. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue dos participantes e registraram os níveis de testosterona total e testosterona livre.

Um total de 203 participantes (5.1%) atingiu os critérios para a depressão; esses homens tinham níveis de testosterona livres e totais menores do que homens que não estavam com depressão. Depois de se controlar para outros fatores , como grau de instrução, índice de massa corporal e pontuação cognitiva ; os homens no quintil inferior (20%) de concentração de testosterona livre tiveram três vezes mais chances de ter depressão comparados com homens no quintil mais alto.

O mecanismo pelo qual níveis hormonais baixos podem aumentar o risco de depressão não foi identificado, mas poderia envolver mudanças nos níveis de neurotransmissores ou hormônios no cérebro, observam os autores.

"Um estudo aleatório controlado é necessário para determinar se reduzir a exposição prolongada para níveis baixos de testosterona livre está associado com uma redução na prevalência de depressão em homens idosos. Se for, homens idosos com depressão podem se beneficiar da avaliação sistemática de concentração livre de testosterona, e a suplementação de testosterona pode contribuir para o tratamento bem sucedido de homens idosos hipogonadais (com baixos níveis hormonais) com depressão," escreveram os autores.

Fonte: Arch of Gen Physichiatry ( 2008 )- www.emedix.com.br

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here