Um grande estudo realizado com indivíduos adultos, todos não fumantes, demonstrou que há uma relação entre enfisema pulmonar e tabagismo passivo durante a infância.Esta é constatação da autora principal do estudo, a Dra. Gina Lovasi, da Universidade de Columbia (Estados Unidos).
Os pesquisadores realizaram uma tomografia computadorizada do tórax de 1.781 não fumantes, com idade média de 61 anos, tendo como objetivo avaliar os espaços aéreos pulmonares, procurando evidências de enfisema pulmonar.
O enfisema pulmonar é uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos, tornando-se hiperinsuflados (distendidos). Esta destruição ocorre nos alvéolos, onde acontece a troca gasosa do oxigênio pelo gás carbônico. Como resultado,o indivíduo sente falta de ar,principalmente aos esforços.
Na amostra de não fumantes, 17% tinham vivido com dois ou mais fumantes durante a sua infância, 30% viveram com um, e 52% não tinham experimentado o tabagismo passivo. Nos indivíduos que tinham vivido com dois ou mais fumantes, a proporção de espaços aéreos (hiperinsuflação pulmonar) era maior que 20%, em comparação com 18% naqueles que tinham vivido com um fumante e 17% nos restantes dos participantes do estudo sem antecedentes de tabagismo passivo.
Após um ajuste para possíveis fatores de confusão, estas diferenças foram consideradas significativas.Embora o estudo tenha apresentado algumas limitações, ele traz algumas evidências entre o tabagismo passivo na infância e o risco de enfisema pulmonar na idade adulta e terceira idade.
Fonte:American Thoracic Society(2009).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…