Sabemos que uma grande parte dos pacientes portadores de doenças cardíacas, faz uso de um ou mais medicamentos de uso contínuo. Como se não bastasse, também é comum o uso de medicamentos sem prescrição médica e o uso de vitaminas e diversos suplementos.
Um levantamento realizado nos Estados Unidos, por pesquisadores da universidade de Chicago (Illinois, Estados Unidos), avaliou os medicamentos utilizados por 3005 homens e mulheres (com idades de 57 à 85 anos). Estes indivíduos faziam uso de um ou mais medicamentos cardiológicos de uso contínuo, além de outros medicamentos sem venda controlada, suplementos e vitaminas.
A grande maioria ( mais de 80% ) usava algum outro mediumcamento, associado aos medicamentos cardiológicos de uso contínuo ( anti-hipertensivos , anticoagaulantes , estatinas e outros ). Cerca de dois quintos dos indivíduos estudados, usavam medicamentos sem venda controlada e, um quinto usava suplementos ou vitaminas.
Os autores do estudo conculíram que um entre cada 25 indivíduos (o que corresponde a cerca de 2,2 milhões de americanos) , estava sujeito a alguma interação medicamentosa grave, sendo que mais da metade dos medicamentos envolvidos nessa possível interação, eram medicamentos sem venda controlada, suplementos ou vitaminas.
Os autores do estudo concluem dizendo que o seu objetivo, não foi analisar quais as possíveis interações medicamentosas mais comuns, mas sim, alertar médicos e pacientes sobre os perigos do uso concomitante de vários medicamentos, muitos usados "por conta própria".
Fonte:JAMA (2008).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…