Incontinência urinária é a perda involuntária de urina da bexiga. A incidência de incontinência urinária na mulher aumenta com a idade, afetando cerca de 30% das mulheres após a menopausa. Em mulheres internadas em clínicas geriátricas, este sintoma pode afetar 60 a 70% destas pacientes.A perda involuntária de urina afeta significativamente a qualidade de vida da mulher.Estima-se que existam mais de 30 milhões de mulheres incontinentes nos Estados Unidos.
Fatores de risco para a incontinência urinária na mulher:
-Fatores predisponentes:
Genéticos.
Raça (mulheres brancas).
Cultura.
Neurológicos (exemplos: seqüela de derrame cerebral e demência).
Anatômicos.
-Fatores desencadeantes:
Paridade (múltiplos partos).
Cirurgias prévias.
Lesões de nervo pélvico ou lesões musculares.
Radiação.
-Fatores promotores:
Disfunção intestinal.
Irritantes dietéticos.
Tipo de atividade profissional.
Obesidade.
Menopausa.
Infecção urinária.
Ação de medicamentos.
Estado de doença pulmonar.
Estado de doença psiquiátrica.
-Fatores transitórios e reversíveis:
Delírio.
Infecção urinária.
Vaginite atrófica.
Ação de medicamentos.
Distúrbios psicológicos.
Poliúria (número aumentado de micções).
Capacidade de movimentação física limitada.
Prisão de ventre.
Fonte:Projeto Diretrizes-AMB(2006).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…