Associação de medicamentos antiobesidade é testada com sucesso nos Estados Unidos

0
391

A associação de dois medicamentos, a bupropiona (antidepressivo utilizado para a cessação do tabagismo, comercialmente conhecido no Brasil como Zetron ou Zyban) e a naltrexona (medicamento usado para o tratamento do alcoolismo, comercialmente conhecida no Brasil como Revia), parece ser efetiva para o tratamento da obesidade, dizem pesquisadores  do St-Lukes Roosevelt Hospital Center em Nova York (Estados Unidos).

A associação destes dois medicamentos, chamada de Coltrave, foi utilizada em mais de 500 obesos. Cerca de 230 obesos formaram o grupo controle e receberam comprimidos de placebo (sem ação terapêutica). O índice de massa corporal (IMC) médio dos participantes era 36 kg/ m2 (o valor ideal é até 25 kg/m2).

Após um período de acompanhamento de 52 semanas, os autores do estudo observaram uma redução aproximada de 10% do peso corporal. O Coltrave ainda não foi aprovado para o uso comercial nos Estados Unidos pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão americano que regula o uso de medicamentos neste país.

Os efeitos colaterais mais comuns observados com o uso do Coltrave foram náuseas, constipação intestinal, boca seca, tonturas, dor abdominal e zumbidos. A principal causa de abandono do tratamento foram as náuseas (4,6% dos pacientes).

Quando comparado ao placebo, o Coltrave proporcionou uma redução significativa da circunferência abdominal, dos níveis de triglicerídeos,  aumento do HDL-colesterol e uma redução da PCR ultrassensível (prova de atividade inflamatória indica um maior risco cardíaco).

Fonte: The Endocrine Society Meeting.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here