Atividades físicas em portadores de fibromialgia

0
290
Beautiful and flexible. Young beautiful young woman in sportswear doing stretching while sitting in front of window at gym

Estima-se que a fibromialgia acometa cerca de 4% da população adulta, entre 30 e 50 anos de idade.Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, a doença caracteriza-se pela presença de dor crônica e disseminada (durante pelo menos 3 meses, que afeta ambos os lados do corpo), além de dor à palpação digital em pelo menos 11 de 18 pontos específicos do corpo (“tender points”). A fibromilagia é mais comum em mulheres do que em homens.

Indiscutivelmente, a atividade física deve fazer parte do plano de tratamento dos portadores de fibromialgia.A atividade física nestes pacientes é capaz de diminuir a sensação de fadiga, proporciona uma melhora do humor e diminui a sensibilidade dos pontos dolorosos.

Os exercícios propostos no tratamento da fibromilagia são os aeróbicos (caminhada, bicicleta, natação, e hidroginástica). Embora haja menos evidências, alongamento, pilates e yoga, também podem trazer benefícios.

Para melhorar a aderência ao programa de exercícios físicos, eles devem ser iniciados quando houver uma melhora dos sintomas, de forma gradual, até atingir 30 a 60 minutos de exercícios de baixa a moderada intensidade, 2 a 3 vezes por semana.

Fonte: SNC em Foco.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here