Intensidade dos exercícios físicos e o gasto de calorias

0
394

A atividade física é qualquer movimento corporal que resulte em um determinado gasto de energia (exemplo: subir um lance de escadas).

O exercício físico é uma atividade física que envolve a realização de movimentos repetitivos e intencionais, de  determinados grupos musculares  (exemplo: caminhar em uma esteira ergométrica por 30 minutos).

Atividade desportiva ou competitiva é aquela atividade física que visa superar limites pessoais ou ainda vencer adversários (exemplo: competir em uma prova de corrida de 100 metros rasos).

A atividade física não programada (exemplo: atividades do cotidiano, como caminhar pequenos trajetos ou subir escadas repetidamente) e os exercícios físicos, uma atividade física programada, são recomendados como uma importante estratégia para prevenção e o tratamento da obesidade, diabete melito e várias das doenças cardiovasculares.

A manutenção de uma prática regular de exercício físico melhora os fatores de risco cardiovascular associados ao desenvolvimento da aterosclerose (depósitos de placas de gordura, chamadas de ateromas, na parede das artérias, sendo a causa do derrame cerebral ou infarto do miocárdio , chamado de “ataque cardíaco”).

Os benefícios obtidos com uma prática regular de exercícios físicos são: diminuição da pressão arterial, diminuição dos níveis de açúcar, diminuição dos níveis de triglicerídeos, diminuição dos níveis de LDL-colesterol (“colesterol ruim”), além de uma elevação dos  níveis  HDL-colesterol  (” colesterol bom “).

Diminuição da ansiedade e do nível de  estresse, melhora do padrão do sono, melhora da auto-estima e dos sintomas associados à depressão, são  os benefícios obtidos na esfera psíquica.

Os médicos e profissionais da área da saúde quantificam a intensidade da atividade física em uma unidade de medida chamada de MET (equivalente metabólico). Um MET equivale ao número de calorias que o nosso corpo consome quando estamos em estado de repouso. A partir desse estado, incrementam-se os METs a medida que aumenta a intensidade da atividade.

Por exemplo, uma atividade leve a moderada representa cerca de 5 METs, ou seja, um corpo de um indivíduo ao realizar esse tipo de atividade gasta de cerca de 5 vezes mais energia do que quando estava em seu estado de repouso.

No quadro abaixo classificamos a intensidade das atividades físicas (no lar, trabalho e ao exercitar-se) , de acordo com o número de METs.

Intensidade Atividades no lar Atividades  no trabalho Atividade física
Muito leve

3 METs

Tomar banho, fazer a barba, vestir. Trabalho de escritório. Conduzir um automóvel. Trabalho sentado (de escritório)De pé (garçom, vendedor) Caminhar (em terreno plano, a 3 quilômetros /hora). Bicicleta fixa, sem resistência. Esteira ligeira
Leve

3-5METs

Limpar janelas, juntar folhas no jardim. Cortar o gramado com máquina. Solda ligeira. Marcenaria ligeira. Empapelamento. Conserto de automóvel. Caminhar (5-6 quilômetros por hora). Bicicleta em terreno plano. Esteira muito ligeira.
Pesada

7-9 METs

Serrar, subir escadas (velocidade moderada) Carregar objetos. Cavar fossas. Trabalhos com pá. Futebol, patinar (no gelo ou sobre rodas) cavalgar. Montanhismo, esgrima, tênis.
Muito pesada

superior a 9 METs

Carregar objetos por uma escadaria. Carregar objetos de mais de 45 quilogramas de peso. Subir escadas rápido. Lenhador, trabalho muito pesado. Futebol americano, Beisebol, Squash, Esquiar, Basquete vigoroso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here