O que significa o termo circulação colateral?

0
7072

Circulação colateral são pequenos vasos sanguíneos que surgem no coração, ou em outros órgãos, para tentar suprir a falta de irrigação (isquemia tecidual) causada por uma artéria totalmente obstruída (oclusão arterial crônica), devido ao processo de aterosclerose.

A aterosclerose caracteriza-se pela obstrução das artérias por placas de gordura, chamadas de ateromas, sendo a principal causa do infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e acidente vascular cerebral (derrame cerebral).

É comum observarmos a presença de circulação colateral em exames de cateterismo cardíaco e cineangiocoronariografia nos pacientes que apresentam oclusão arterial de uma ou mais artérias do coração. Esse achado também pode ser observado durante uma angiotomografia de coronariana (tomografia das artérias do coração).

A prática regular de exercícios físicos pode estimular o aparecimento de circulação colateral, minimizando a isquemia tecidual. No coração essa isquemia tecidual é chamada de isquemia miocárdica ou coronariana.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here