O termo hipertensão arterial resistente é empregado quando um paciente hipertenso não consegue obter um controle adequado da pressão arterial, ou seja, os níveis abaixo de 140/90 mm Hg, mesmo utilizando três ou mais medicamentos anti-hipertensivos diferentes, sendo um deles um diurético, em doses adequadas.
Embora o grupo de hipertensos resistentes corresponda a menos de 10% do total de pacientes, esta é uma situação clínica muito grave pelo elevado índice de complicações cardiovasculares.
Um dispositivo eletrônico implantável, tipo marcapasso, chamado de Rheos Hypertension System, foi desenvolvido para o tratamento da hipertensão arterial resistente.
Este equipamento consiste em dois eletrodos ligados a uma bateria, que estimulam os seios carotídeos (estruturas localizadas nas artérias carótidas do pescoço), causando diminuição da pressão arterial, batimento cardíaco, dilatação dos vasos e aumento da diurese.
Infelizmente, o ensaio clínico Rheos Pivotal Trial não
detectou benefícios significativos na pressão arterial de hipertensos resistentes no longo prazo.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/Pr 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…