Até o momento atual , nenhum estudo havia avaliado o impacto do uso dos cintos de segurança e dos airbags , em pacientes que sofreram acidentes e, que foram hospitalizados.
Usando o registro de trauma , os pesquisadores identificaram as vítimas de acidentes automobilísticos admitidas durante um período de 11 anos. Os grupos foram definidos como: sem uso de cintos ou airbags ( grupo de referência ) , apenas em uso do cinto de segurança , apenas em uso de airbag ou uso de ambos os dispositivos de segurança.
A relação entre o tipo de dispositivo utilizado no momento do acidente e os padrões de lesão resultantes , também foram analisados. Outros achados que foram avaliados , incluíam a ocorrência de pneumonia associada à ventilação mecânica ( respiração artifical ) , tempo de permanência hospitalar, dias na unidade de terapia intensiva e morte no período de internação hospitalar.
Os dados da internação de 14.390 pacientes estavam disponíveis. Os pacientes foram divididos em quatro grupos: grupo sem uso de nenhum dispositivo de segurança ( 7.881 pacientes ) ; grupo em uso de airbag apenas ( 692 pacientes ) ; grupo em uso de cinto de segurança apenas ( 4.909 pacientes ) e grupo em uso de ambos os dispositivos ( 908 pacientes ).
Tanto o uso de airbag quanto o uso do cinto de segurança , foram associados a uma redução substancial no número de lesões cerebrais, faciais e da coluna ( cervical, torácica e abdominal ). A maior redução ocorreu quando os dispositivos de segurança foram utilizados em conjunto. As fraturas de extremidades foram as únicas lesões associadas ao uso de airbags .
O uso de qualquer dispositivo de segurança foi associado a uma redução substancial na gravidade da lesão, complicações infecciosas e o uso de recursos hospitalares.
Os autores do levantamento , concluíram que o uso de cintos de segurança e airbags , estão associados a uma redução na mortalidade hospitalar, à redução da gravidade das lesões corporais , à menor índice de infecções e à redução no uso de recursos hospitalares. O uso destes dispositivos de segurança , poderá gerar uma economia bastante significativa ao reduzir os custos relacionados aos traumas causados por acidentes automobilísticos.
Fonte: J Am Coll Surg ( 2008 ).
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