Os vários disfarces da depressão

0
88

Um dos mais comuns é a compulsão alimentar, causadora da obesidade, que, por sua vez, gera graves enfermidades. Todos nós carregamos em nossa mente defeitos que perturbam nossa tranqüilidade e ameaçam nossa saúde mental. Os principais são a depressão, as compulsões e as fobias.

Pode-se dizer que cada compulsão é uma tentativa (fracassada) de neutralizar a depressão, e que as fobias seriam formas de simbolizá-la. Portanto, nossa grande dificuldade emocional se centra na depressão e suas conseqüências. Entre as compulsões, uma das mais comuns é a compulsão alimentar, causadora da obesidade, que, por sua vez, gera graves enfermidades.

Como uma compulsão é uma forma de tentar neutralizar a depressão, recomendo uma maneira simples, porém muitas vezes eficaz, de administrar a compulsão a comer. Trata-se de valorizar a alimentação. Nunca se deve ingerir um alimento ou tomar algum líquido sem ter consciência do prazer de estar se alimentando, ter a percepção da dádiva que representa o apetite e a saúde que ele expressa e do privilégio de se ter, em um mundo de famintos, alimento e bebida para saciar nossa necessidade. Cada bocado de alimento deve ser acompanhado da consciência de seu sabor e de seu valor.

Outra atitude útil consiste em criar um ritual para a alimentação, sendo o mais importante sempre se sentar para comer e beber e jamais comer em pé, ou assistindo televisão. Assim, combatemos a compulsão alimentar e lutamos contra a obesidade.

Fonte: O Dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here