Corpo saudável e cabeça ativa

0
152

As mudanças aparecem lentamente e marcam uma nova etapa da vida, nem por isso menos feliz. Hoje, sabe-se que quem vive bem na terceira idade cuidou da saúde desde cedo e não se priva de hobbies e do convívio social. Afinal, o caminho para a vida longa está no corpo saudável e em uma cabeça ativa.

Os que ainda não chegaram lá têm nas mãos a qualidade de vida de que vão dispor na velhice. Conforme a medicina moderna, os hábitos da juventude são decisivos na saúde do idoso, desde a massa muscular até as redes de neurônios.

A baixa auto-estima é um perigo para doenças como a depressão se instalarem nas pessoas da terceira idade. A dica é participar de brincadeiras, divertimentos, jogos, trabalhos voluntários e viagens.

– O idoso deve ser estimulado a se integrar à comunidade. Além de receber informações, deve aplicá-las de forma produtiva – destaca o geriatra (trata doenças de idosos) e pneumologista (de doenças do pulmão) do Hospital São Francisco da Santa Casa, de Porto Alegre, Eduardo Garcia.

A psicanalista e gerontóloga Izabel Diasa, que trata de neuroses e psicoses e estuda os problemas dos idosos, também destaca que a troca de afeto é um estímulo para se manter saudável em qualquer idade. Afinal, o importante não é viver mais anos, mas sim viver bem.

Fonte: Diário de Santa Maria.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here