Pesquisadores americanos constataram que o parto cesáreo aumenta as chance de crianças desenvolverem doenças alérgicas , como a rinite ou alergias na pele, mas não a asma brônquica, cujos pais apresentavam história de alergia ou asma.
O Dr. Juan C. Celedon da Harvard Medical School (Boston , Estados Unidos) e seus colaboradores, afirmam que: “até onde sabemos, este é o primeiro estudo prospectivo, ou seja, que avalia dados futuros, sobre a relação entre o nascimento por parto cesáreo e as doenças alérgicas entre as crianças em idade escolar, com risco elevado de atopia, ou seja, com historico familiar de alergias”.
O estudo avaliou 432 crianças que foram acompanhadas desde o nascimento até os 9 anos de idade. Um ou ambos os pais tinham história de alergia ou asma. O diagnóstico clínico de asma e rinite alérgica era realizado por meio de entrevistas com os responsáveis, que ocorriam pelo menos duas vezes ao ano. Testes cutâneos de alergia foram solicitados em 271 crianças, aos 7,4 anos de idade, em média. As crianças nascidas de parto cesáreo possuíam chance 2,1 vezes maior de desenvolver atopia que seus pares nascidos de parto vaginal.
De maneira semelhante, as crianças nascidas de parto cesáreo possuíam um risco de apresentar rinite alérgica 1,8 vezes maior. Entretanto, como foi observado neste trabalho, a cesariana não aumentou o risco de asma brônquica. O autor principal do estudo especula que além da ausência de esforço pelo feto, o parto cesáreo promove uma falta de contato com a flora vaginal e fecal materna, e que ambos aspectos, poderiam levar a efeitos imunológicos indiretos que induzem o surgimento da atopia. Esse é mais um estudo que atesta os benefícios do parto normal.
Fonte: Journal Allergy Clinical Immunology.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…