Vários medicamentos e substâncias ilícitas associam-se ao surgimento ou agravamento da hipertensão arterial. Saiba quais são:
Imunossupressores
Ciclosporina e tacrolimus usados por pacientes transplantados.
Anti-infamatórios
-Corticoides usados nas doenças autoimunes, inflamatórias e alérgicas, como a prednisona e deflazacort.
-Anti-inflamatórios não esteroides usados nas doenças inflamatórias. São os anti-inflamatórios convencionais (diclofenaco, ibuprofeno, meloxicam, naproxeno, etc,) e os inibidores seletivos da COX 2 (celecoxibe e etoricoxibe).
Inibidores do apetite
Anfepramona, dietilpropiona, fenproporex e sibutramina usados no tratamento da obesidade. A lisdexanfetamina é uma anfetamina usada no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDHA).
Vasoconstritores
Nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina usados na rinite alérgica.
Hormônios
Eritropoetina humana usada na anemia (comumente utilizada por pacientes renais crônicos), anticoncepcionais orais usados por mulheres em idade fértil, terapia de reposição estrogênica (estrogênios conjugados e estradiol) usados por mulheres no climatério, terapia com esteroides usados por homens com hipogonadismo, e GH (hormônio do crescimento) no tratamento da baixa estatura.
Antidepressivos
Inibidor da monoamino-oxidase, venlaflaxina e antidepressivos tricíclicos usados na depressão, como amitriptilina, anafranil e tofranil.
Drogas ilícitas
Cocaína e derivados.
Estimulante
Modafinil usado no combate à sonolência.
“O PORTAL DO CORAÇÃO ADVERTE: NUNCA INICIE, TROQUE OU SUSPENDA UMA MEDICAÇÃO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA.”
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13.700.