Adolescentes gestantes: 3/4 desconhece o funcionamento do aparelho reprodutor feminino, diz pesquisa

0
138

Um estudo avaliou o conhecimento de adolescentes gestantes, sobre o aparelho genital feminino, bem como, sobre ocorre o processo da reprodução humana .

Este estudo incluiu 200 adolescentes primigestas (que estavam na primeira gravidez), durante  consulta  pré-natal no Ambulatório da Mulher de Indaiatuba (São Paulo). Foram feitas entrevistas com questionário um estruturado e um modelo feminino tridimensional confeccionado artesanalmente (uma boneca com todos os orgãos genitais e do aparelho reprodutor feminino), objetivando a coleta dos dados.

Os autores do estudo concluíram que a maioria das adolescentes gestantes não tinha um conhecimento satisfatório sobre anatomia (55,5% da amostra), com os órgãos externos (genitais) sendo identificados com maior facilidade e melhor localizados do que os internos (como útero, trompas e ovários).

A função isolada de cada órgão e os aspectos fisiológicos da reprodução, não eram conhecidos satisfatoriamente pelas adolescentes gestantes em 61% e 75,4% dos casos, respectivamente.

Algumas associações significativas foram estabelecidas entre o conhecimento e a idade dos parceiros, diferença de idade do casal, manutenção do vinculo após ocorrência da gravidez, filiação religiosa e a escolaridade.   Não houve associação entre os indicadores de conhecimento estudados com a utilização de método anticoncepcional na primeira relação sexual e a intenção de ter um filho naquele momento.

Este estudo faz emergir a complexidade da relação entre o conhecimento sobre anatomia e a função reprodutiva e a temática da gravidez na adolescência, evidenciando a necessidade de abordagens educacionais mais efetivas, como os programas de educação sexual visando a redução da gravidez precoce e indesejada.

Fonte: Rev Assoc Med Bras(2008).  

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here