As válvulas cardíacas

0
130

As válvulas ou valvas , são estruturas formadas basicamente por tecido conjuntivo e ,que se localizam na saída de cada uma das quatro câmaras do coração : os dois átrios ( câmaras superiores e menores ) e os dois ventrículos ( câmaras cardíacas inferiores e maiores ).As válvulas se interpõem entre átrios e  os ventrículos ,bem como nas saídas das artérias aorta e artéria pulmonar. Elas permitem o fluxo de sangue em um único sentido , não permitindo que este retorne . O que regula a abertura e fechamento das valvas são as pressões dentro das câmaras cardíacas.

Existem quatro valvas no coração:

-Mitral ou bicúspide: composta de dois folhetos, lembrando o formato de uma mitra. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.

-Tricúspide : composta de folhetos. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito.

-Aórtica: permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta.

-Pulmonar : permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar

O ciclo cardíaco:

O trabalho cardíaco , é composto pela sístole ( contração do coração ) e pela diástole ( relaxamento do coração ).

– Na diástole o coração está relaxado, abrem-se as cavidades cardíacas, entra o sangue nos átrios e depois nos ventrículos, mas não reflui o sangue para trás da artéria para coração , porque as válvulas pulmonar e aórtica estão fechadas nesse momento.

– Na sístole o coração se contrai e o sangue deve ir dos ventrículos para as artérias, então as valvas pulmonar e aórtica estão abertas, O sangue não reflui para trás em direção ao átrios, porque na sistole ventricular as valvas triscúspide e mitral se fecham.

Fonte:pt.wikipedia.org

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here