Associação Americana de Medicina apóia a lei que proibe totalmente as gorduras trans

0
80

As gorduras ou ácidos graxos  trans , começaram a serem usados em larga escala nos anos 80, com o objetivo de melhorar o paladar , consistência e , até aumentar o prazo de validade de alguns alimentos. Ela é obtida  apartir de  óleos vegetais que  são submetidos a um procedimento químico chamado de hidrogenação. No processo de hidrogenação , o hidrogênio é acrescentado aos óleos vegetais , que  se solidificam.

O resultado é uma gordura mais grossa , que foi batizada com o prefixo latino "trans" porque, nesse processo, há um movimento no interior da estrutura molecular da gordura. A principal fonte de ácidos graxos trans na dieta é a gordura vegetal hidrogenada, utilizada no preparo de sorvetes cremosos, chocolates, pães recheados,molhos para salada, sobremesas cremosas, biscoitos recheados, alimentos com consistência crocante (nuggets, croissants, tortas), bolos  industrializados, margarinas duras e alguns alimentos produzidos em redes de "fast-food".

A Associação Americana de Medicina ou American Medical Association (AMA) apóia a lei para banir o uso de gorduras trans artificiais em restaurantes e padarias nos Estados Unidos.  A  AMA  declarou que iria alterar a postura branda prévia que aconselhava as pessoas a reduzir o uso e a consumir óleos e gorduras mais saudáveis.

"Foi provado que as gorduras trans elevam o LDL  ("colesterol ruim") , reduzindo simultaneamente o HDL ("colesterol bom") , fato  que aumenta significativamente o risco de doença cardíaca, pois favorece a aterosclerose ( formação de placas de gordura nas artérias ) ", disse a Dra. Mary Anne McCaffree, membro do conselho da  AMA.

"Ao apoiar uma proibição do uso de gorduras trans artificiais em restaurantes e padarias, podemos ajudar a melhorar a qualidade dos alimentos que os americanos ingerem e podemos, em última análise, salvar vidas". O grupo, reunido em Orlando, Flórida, afirmou que a substituição das gorduras trans preveniria até 100.000 mortes prematuras a cada ano apenas nos Estados Unidos. A cidade de Nova York e a Califórnia proibiram as gorduras trans em julho.

Fonte: American Medical Association.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here