A visão dos médicos
– 87% dos médicos clínicos gerais consideram que ajudar os pacientes a parar de fumar é uma obrigação de sua profissão;
– Aproximadamente 40% dos tabagistas tentaram parar de fumar uma vez após serem orientados por seus clínicos gerais, dizem pesquisas médicas;
– 81% dos médicos concordam que fumar é uma doença crônica, podendo haver recorrência do vício;
– 71% dos médicos concordam que o tabagismo deve ser classificado como um sério problema de saúde;
– 92% dos médicos acreditam que o sucesso de uma tentativa de parar de fumar depende primordialmente de quanta força de vontade o fumante tem;
– 81% dos médicos acreditam que uma medicação mais efetiva poderia ajudar os seus pacientes a parar de fumar*.
*As terapias de primeira linha disponíveis para o combate ao tabagismo são as seguintes: terapia de reposição com nicotina (adesivos e gomas), Bupropiona (antidepressivo, conhecido como comercialmente como Zyban ou Wellbutrin), e a Vareneclina (conhecida comercialmente como Champix).
Fonte: Estudo STOP.
A visão dos fumantes
– 57% dos fumantes dizem que parar de fumar foi a coisa mais difícil que eles já tiveram que fazer;
– 82% dos fumantes concordam que fumar é um vício físico e psicológico*;
*O uso da nicotina preenche os critérios de dependência química.Esta substância psicoativa atinge o cérebro em cerca de 6 segundo após uma única tragada.
– Somente 5% dos fumantes que tentaram parar de fumar usando apenas sua força de vontade, continuam longe dos cigarros após um ano**;
** São candidatos potenciais ao uso de medicamentos para a cessação do tabagismo: tabagistas que fracassaram em tentativas anteriores de parar de fumar, fumantes que acendem o primeiro cigarro na primeira meia hora do dia, e os tabagistas que fumam 20 ou mais cigarros por dia.
– 56% dos fumantes dizem que o apoio de seus médicos teria um impacto positivo em suas possibilidades de parar de fumar;
– 51% dos fumantes acreditam que uma medicação mais efetiva poderia ajudá-los a parar de fumar.
Fonte: Estudo SUPPORT.
Artigos relacionados
Veja também
Quais são as causas de dor no peito?
A dor no peito ou dor torácica é uma das queixas médicas mais comuns. Em certos casos a dor torácica pode traduzir uma doença potencialmente grave. Apenas o médico está capacitado para avaliar adequadamente esse sintoma. Angina do peito Os pacientes percebem as crises de…
Dor muscular associada ao uso de estatinas
O uso correto das estatinas (sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina, entre outras), diminui significativamente o risco cardiovascular. A análise conjunta de vários estudos, com dezenas de milhares de pacientes, demonstrou que reduzir 80 mg/dl o LDL colesterol, conhecido com colesterol ruim, reduz o risco de morte cardíaca,…
Sintomas de ansiedade ou doença cardíaca?
O ano de 2020 tem sido muito difícil. Tivemos o surgimento de uma doença terrível, o Covid 19, que causou sofrimento, mortes, severas restrições sociais e recessão econômica. É notável que o nível de estresse e ansiedade está mais elevado entre as pessoas. Em virtude…