Cirurgia bariátrica diminui o risco de câncer em mulheres, mas não em homens, diz estudo

0
110

A obesidade é sabidamente um fator de risco para o câncer. Acredita-se que a perda de peso nos obesos possa exercer um efeito protetor contra o câncer, no entanto, as evidências para tal afirmação ainda são limitadas.

Um recente estudo sugere que a cirurgia bariátrica possa exercer um efeito protetor contra o câncer em mulheres obesas, mas não em homens obesos. O estudo SOS (Swedish Obese Subjects) iniciou em 1987 e incluiu 2.010 pacientes obesos de ambos os sexos, com um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 34 kg/m2, e que foram submetidos à cirurgia bariátrica.

Estes obesos foram comparados com outros 2.037 obesos que receberam apenas o tratamento convencional. O tempo de seguimento  médio destes obesos foi 10,9 anos.  A cirurgia bariátrica resultou em uma redução sustentada do peso (em média 19,9 kg) ao longo de 10 anos, enquanto que no grupo controle houve um ganho de peso (em média 1,3  kg).

Os autores do estudo observaram que, ao comparar o grupo de obesos submetidos à cirurgia bariátrica com os obesos do grupo controle, ocorreu uma redução de 42% do risco relativo de câncer em mulheres, no entanto, o mesmo não foi observado nos homens.

Os autores do estudo concluíram que a cirurgia bariátrica foi associada com uma menor incidência de câncer em mulheres obesas, mas não em homens obesos.

Fonte: The Lancet Oncology(2009).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here