Dez fatos sobre dietas e emagrecimento

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1-Uma dieta planejada individualmente para criar um saldo negativo de 500 a 1000 Kcal por dia deve ser parte integrante de qualquer programa de perda de peso que objetive uma diminuição de 0,5 a 1,0 kg por semana.

2-Dietas de baixas calorias, com 1000 a 1200 Kcal por dia, reduzem em média 8% do peso corporal, em três a seis meses, com diminuição de gordura abdominal. Estudos de longo prazo mostram uma perda média de 4% em três a cinco anos.

3-Dietas de baixíssimas calorias, com 400 a 800 Kcal por dia, produzem perda de peso maior a curto prazo, em comparação  às dietas de baixas calorias (1000 a 1200 kcal por dia ). Entretanto, a longo prazo, no período de um ano, a perda de peso é similar.

4- Dietas pobres em gorduras, sem redução do número total de calorias, não levam à perda de peso. Entretanto, reduzir a quantidade de gordura em uma dieta de baixas calorias é uma maneira prática de se reduzir a ingestão calórica e induzir a perda  de peso. As gorduras são os macronutrientes que ofertam o maior número de calorias cada grama.

5-Dietas que contenham 1400 a 1500 Kcal por dia, independentemente da composição de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), também levam à perda de peso.

6-Um contato freqüente entre o médico e o paciente e o tempo dispendido com o paciente auxiliam muito a perda e a manutenção do peso perdido.

7-Uma revisão de mais de 700 estudos, realizados de 1972 a 1999, sobre os efeitos de diferentes dietas na perda de peso, mostrou que programas de dieta com duração de 15 semanas ocasionaram uma perda média de peso de 11 kg, e manutenção de 6,6 ± 0,5 kg do peso perdido após um ano.

8-Estes e vários outros estudos subseqüentes mostram que os pacientes obesos perdem peso quando mantidos em uma dieta restrita, mas que sua perda de peso tende a não se manter em longo prazo.

9- Grande porcentagem dos pacientes recuperam o peso perdido: 50% dos pacientes recuperam o peso pré-tratamento em 12 meses e a grande maioria recupera o peso em cinco anos, apenas 11% mantêm uma perda de 5 kg ou mais.

10- Algumas dietas de emagrecimento são nutricionalmente corretas e consistentes com bons hábitos alimentares. Outras se apresentam como dietas milagrosas, que encorajam práticas irracionais, algumas vezes perigosas, e que passam a ser feitas pela população, devido à promoção da mídia, ou porque celebridades as estão fazendo ou porque são consideradas novidade. Não há nenhuma evidência científica de longo prazo sobre a efetividade de nenhuma destas dietas, se não houver um balanço energético negativo (ingestão de calorias inferior aos gastos calóricos diários).

Fonte:Projeto Diretrizes- AMB e CFM(2004).

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