Diabéticos devem usar o açúcar mascavo em substituição ao açúcar refinado?

0
164

O açúcar de mesa passa por um processo de refinamento. O açúcar mascavo, por não passar pelo mesmo processo, mantém as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar.

Apesar disso, a diferença calórica entre os dois tipos de açúcar não é tão significativa (100 gramas de açúcar mascavo apresenta 376 Kcal, enquanto que o açúcar refinado contém 387 Kcal).

As pessoas com diabete melito podem consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva as taxas de  açúcar no sangue (glicemia) a patamares similares ao açúcar refinado comum.

Podem ser observadas diferenças entre o açúcar refinado e o mascavo, quanto às fontes de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que são maiores no açúcar mascavo (veja a tabela abaixo). Porém, isso não sugere que pessoas com diabete melito tenham que preferir o açúcar mascavo, pois o que deve ser considerado nessa opção são os valores de calorias e de gramas de carboidratos que vão interferir na glicemia (nível de açúcar no sangue).

As necessidades destes minerais podem ser supridas com outros alimentos que não contenham valores tão altos de calorias e de carboidrato. A orientação de uma nutricionista seria útil para se estabelecer uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada para cada caso, em relação a fontes de energia, carboidrato, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, para viver de forma saudável.

É importante observar que o açúcar mascavo adoça igualmente ao açúcar comum. Entretanto, o que importa é o teor de sacarose (carboidrato) que contêm e nessa relação eles se equivalem.

Tipo de açúcar:           refinado            mascavo

Calorias(Kcal):                  387               376

Carboidratos(g):              99,9              97,33

Vitamina B1(mg):              0                   0,01

Vitamina B2(mg):              0,02              0,01

Vitamina B6(mg):               0                  0,03

Cálcio(mg):                         1                   85

Magnésio(mg):                    0                   29

Cobre(mg):                         0,04              0,3

Fósforo(mg):                        2                  22

Potássio(mg):                       2                346

Fonte: SBEM.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here