Exercícios físicos em portadores de insuficiência cardíaca

0
73

A insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva é uma condição grave, na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo organismo.

As conseqüências clínicas da insuficiência cardíaca são a fadiga, falta de ar e diminuição da tolerância aos esforços. A prática regular de exercícios físicos acarreta efeitos benéficos para a saúde dos portadores de insuficiência cardíaca.  

Em pacientes com insuficiência cardíaca estável, os exercícios físicos podem aliviar sintomas, melhorar a capacidade aos esforços e a qualidade de vida, assim como diminuir o risco de hospitalizações e em algum grau, o risco de morte. Portadores de insuficiência cardíaca descontrolada devem evitar temporariamente a prática de exercícios físicos.  

A prática regular de exercícios físicos acarreta adaptações positivas dos pulmões, sistema cardiovascular e músculo-esquelético, aumentando a liberação de oxigênio para os tecidos e a produção de energia.  

Benefícios dos exercícios físicos em portadores de insuficiência cardíaca:  

-Redução do tônus simpático e aumento do tônus parassimpático. A diminuição da liberação de adrenalina é benéfica, pois este neuro-hormônio está ativado nos casos de insuficiência cardíaca.  

-Efeito dilatador dos vasos sangüíneos, diminuição da resistência vascular e uma conseqüente melhora da capacidade de contração cardíaca.  

-Efeitos antiinflamatórios.  

-Aumento do consumo de oxigênio pelos músculos e uma redução dos níveis de ácido lático.  

-Melhora da capacidade de contração do coração, incremento da freqüência cardíaca máxima e da pressão arterial sistólica .  

Treinos envolvendo exercícios aeróbicos (como caminhar ou pedalar) e de resistência (como musculação leve à moderada), constituem o melhor esquema de exercícios físicos para tais pacientes.  

Fonte: Nature Reviews Cardiology(2009).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here