Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Exercícios físicos em portadores de insuficiência cardíaca
Destaques, Fitness

Exercícios físicos em portadores de insuficiência cardíaca 

A insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva é uma condição grave, na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo organismo.

As manifestações clínicas da insuficiência cardíaca são a fadiga, falta de ar e diminuição da tolerância aos esforços. A prática regular de exercícios físicos acarreta efeitos benéficos para a saúde dos portadores de insuficiência cardíaca.

Em pacientes com insuficiência cardíaca estável, os exercícios físicos podem aliviar sintomas, melhorar a capacidade aos esforços e a qualidade de vida, assim como diminuir o risco de hospitalizações e em algum grau, o risco de morte. Portadores de insuficiência cardíaca descontrolada devem evitar temporariamente a prática de exercícios físicos.

A prática regular de exercícios físicos acarreta adaptações positivas dos pulmões, sistema cardiovascular e músculo-esquelético, aumentando a liberação de oxigênio para os tecidos e a produção de energia.

Benefícios dos exercícios físicos em portadores de insuficiência cardíaca:  

-Redução do tônus simpático e aumento do tônus parassimpático. A diminuição da liberação de adrenalina é benéfica, pois este neuro-hormônio está ativado nos casos de insuficiência cardíaca.

-Efeito dilatador dos vasos sanguíneos, diminuição da resistência vascular e uma conseqüente melhora da capacidade de contração cardíaca.

-Efeitos antiinflamatórios.

-Aumento do consumo de oxigênio pelos músculos e uma redução dos níveis de ácido lático.

-Melhora da capacidade de contração do coração, incremento da freqüência cardíaca máxima e da pressão arterial sistólica .

Treinos envolvendo exercícios aeróbicos (como caminhar ou pedalar) e de resistência (como musculação leve à moderada), constituem o melhor esquema de exercícios físicos para tais pacientes.

Fonte: Nature Reviews Cardiology.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

Artigos relacionados