Fumo associado ao envelhecimento da pele não-exposta a luz solar

0
75

Um novo estudo da University of Michigan Health System sugere que o fumo pode estar associado com um maior envelhecimento de determinadas áreas da pele, como aquela na parte interna do braço, que normalmente não é exposta ao sol.

"Examinamos a pele não-facial que estava protegida do sol, e descobriu-se que o número total de pacotes de cigarro fumados por dia e o total de anos que a pessoa fumou estava ligado com a quantidade de dano da pele da pessoa," disse Yolanda R. Helfrich, M.D., autora principal e professora assistente de dermatologia no U-M Medical School.

Os pesquisadores desenvolveram uma escala fotonumérica que pode ser facilmente reproduzida por outras instituições médicas para medir o grau de envelhecimento da pele dos pacientes. A escala de nove pontos usou informação de fotografias da pele da parte interna do braço de 77 pacientes.Dois médicos residentes e um estudante classificaram as fotografias, onde uma nota zero correspondia à ausência de qualquer ruga fina e oito representava ruga fina severa. As mesmas pessoas reviram fotos dos participantes um ano depois, e os pontos foram usados para determinar o nível de aumento do dano da pele.

Os pesquisadores também realizaram entrevistas para coletar dados como idade, etnia, histórico de fumo, uso de drogas antiinflamatórias não esteróides, uso de suplementos dietéticos ou ervas, exposição ao sol, uso de protetor solar, uso de bronzeamento artificial e, para as mulheres, quantas crianças elas deram à luz, uso de terapia hormonal e uso de contraceptivo oral.

Entre as pessoas do estudo que eram fumantes ou que deixaram de fumar, elas haviam fumado durante 24 anos em média. Em todos os participantes com 45 anos ou mais, o grau de envelhecimento da pele foi significativamente maior em fumantes do que em não fumantes. No grupo de idades entre 45 e 65 anos, fumantes tiveram uma pontuação média na escala fotonumérica de mais de dois enquanto não fumantes tiveram uma média de pontos de menos de um. No grupo de 65 anos ou mais, os fumantes tiveram uma média de pontos de seis, enquanto não fumantes tiveram uma pontuação média de aproximadamente quatro.

Fonte:Arch of Dermatology ( 2007 )- www.emedix.com.br

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here