Os homens são afetados com mais frequência que as mulheres. Os jogadores de basquete e futebol americano nos Estados Unidos, e os jogadores de futebol da Europa estão em risco mais elevado.
Causas
A miocardite não diagnosticada (inflamação do músculo cardíaco, geralmente causada por um vírus) é uma das principais causas de morte súbita.
Os atletas com paredes torácicas delgadas e complacentes têm risco de commotio cordis (taquicardia ou fibrilação ventricular súbita após pancada no precórdio), mesmo que não haja enfermidade cardiovascular. A pancada pode envolver projétil de força moderada (por exemplo, bola de beisebol, hóquei sobre gelo,etc.) ou impacto com outro jogador durante fase vulnerável de repolarização do miocárdio.
Outras causas incluem síndromes hereditárias de arritmia (por exemplo, síndrome do QT longo, síndrome de Brugada).
Alguns atletas jovens morrem em virtude de ruptura de aneurisma aórtico (na síndrome de Marfan).
Sinais, sintomas e tratamento
Os sinais e sintomas são os de colapso cardiovascular; assim, o diagnóstico é óbvio. O tratamento imediato com suporte de vida cardíaco avançado é bem-sucedido em menos de 20%, no entanto, esse percentual pode aumentar à medida que aumenta a disponibilidade de desfibriladores externos automáticos na comunidade.
Para os sobreviventes, o tratamento é a terapêutica da condição de base. Em alguns casos, um desfibrilador implantável (dispositivo capaz de reconhecer arritmias e tratá-las com um choque imediato) poderá ser necessário.
Fonte: Manual Merck.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…