Em 2010, o país terá mais de 2 milhões de mortes por armas de fogo e acidentes de trânsito, alerta o MS

0
66

Em 2010, o país terá mais de 2 milhões de mortes provocadas por armas de fogo e acidentes de trânsito, a maioria delas envolvendo jovens de até 30 anos.Os dados de mortalidade por causas externas no Brasil, são ainda mais preocupantes.

Segundo as estatísticas mais recentes  divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS), o número de mortes por causas externas chegou a quase 130 mil no ano de 2006. O espantoso é que 70% a 80% dessas mortes foram provocadas por homicídios, colisões de veículos, quedas de motocicleta e atropelamentos.

Estima-se que três em cada cada cinco vítimas têm menos de 39 anos. As causas externas representam 14,5% do total de mortes no Brasil.Nos estados do Norte e Nordeste, as causas externas como os homicídios  e os acidentes, são a segunda causa de morte, superando as neoplasias (tumores).

"O problema é que baleados, esfaqueados, atropelados, queimados e traumatizados em geral, embora sejam minoria entre os pacientes que dão entrada em prontos socorros, acabam consumindo mais de 60% dos recursos destinados ao atendimento hospitalar. Isso significa que os custos das vítimas da violência inviabilizam o sistema de saúde do país." Diz o pesquisador e médico Dr. Luís Mir, que é um dos fundadores do Projeto Trauma, um foro de discussão sobre o atendimento ao trauma criado em 2004.

Fonte:Ministério da Saúde(2009).  

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here