A prevalência de obesidade e suas consequências maléficas para a saúde, como a hipertensão arterial, diabete melito e as anormalidades do colesterol, vem crescendo na maior parte do mundo. Existe uma forte relação entre a obesidade e doenças cardiovasculares. Os pacientes obesos morrem mais por causas gerais ou cardiovasculares, quando comparados aos não obesos.
Um estudo demonstrou que comer rápido, até se sentir estufado (plenitude pós-prandial), triplica o risco de um indivíduo tornar-se obeso. Os hábitos alimentares da população nos tempos modernos vêm sofrendo alterações, muitas delas, relacionadas com a correria das atividades cotidianas.
A proliferação das redes de fast foods também contribuiu negativamente neste contexto. Atualmente é comum que as pessoas comam rapidamente e excessivamente em frente à TV e deixem se sentar, com calma, à mesa.
Os autores destes estudo avaliaram os hábitos alimentares de três mil japoneses entre 30 e 69 anos de idade, por meio da aplicação de um questionário sobre alimentação. O resultado foi que 50,9% dos homens e 58,4% das mulheres que comiam até se sentirem saciados e 45,6% dos homens e 36% das mulheres comiam rápido.
As pessoas que comiam rápido e se sentiam cheias após as refeições, apresentaram maior índice de massa corporal (IMC) e uma chance três vezes maior de estar acima do peso do que aqueles que não tinham estes hábitos inadequados.
Fonte: British Medical Journal.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…