Ergoespirometria ou teste cardiopulmonar

0
143

A ergoespirometria nada mais é do que um teste de esforço associado a uma análise dos gases respiratórios. Desta forma, a ergoespirometria avalia o sistema cardiovascular e o respiratório de uma forma conjunta, por usso, támbém é chamada de teste cardiopulmonar.

Existem dois elementos importantes que o teste cardiopulmonar define durante o exame: o limiar anaeróbico e o ponto de compensação respiratória. O primeiro é o momento em os músculos passam a funcionar sob um regime anaeróbico e, o segundo, é o momento em os pulmões equilibram o PH do sangue, revertendo o processo de acidose lática.

Orientações antes do exame

– O paciente deverá realizar uma refeição leve no mínimo duas horas antes do exame. Compareça ao local do exame com uma roupa apropriada para a prática de exercício físico (short, moleton, tênis, etc.). Mulheres deverão comparecer ao local do exame com sutiã. Os homens poderão ser submetidos a raspagem dos pêlos do tórax (tricotomia).

– Os medicamentos de uso contínuo poderão ou não ser suspensos de acordo com a finalidade do exame. Em caso de dúvida, consulte o médico solicitante do exame. Caso seja necessária a suspensão dos medicamentos, o tempo desta suspensão poderá variar de 1 até 30 dias, dependendo do tipo de medicamento. Geralmente o médico solicitante deverá orientar o paciente neste aspecto.

Indicações

– Prescrição de exercícios físicos em atletas.

– Avaliação de pacientes com dispnéia (sintoma de falta de ar).

– Seleção de candidatos à transplante cardíaco.

– Avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca (coração fraco).

Riscos

Em geral, a ergoespirometria é um exame muito seguro. Na população geral a ocorrência de complicações graves (exemplo : infarto do miocárdio ou arritmias cardíacas graves ao esforço) é de cerca de 0,05%, ou seja, uma complicação em cada 2.000 exames. O risco de morte é ainda menor: uma morte em cada 10.000 exames (0,01%).

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here